Senso Comum e Atitude Cientifica




Segundo Marilena Chaui, o senso comum de nossa sociedade é transmitido de geração em geração podendo torna-se uma crença inquestionável. Entre nossas certezas cotidianas e conhecimento cientifico há uma grande diferença. A atitude cientifica diferente da atitude costumeira do senso comum, desconfia sempre da veracidade dos fatos e acontecimentos narrados.
Enquanto o senso comum é baseado em opiniões decorrentes de hábitos preconceitos, tradições cristalizadas, o conhecimento cientifico baseia-se em pesquisa, investigações metódicas e sistematizadas.
A sociologia tem uma relação profunda com o senso comum, diferente das outras ciências físicas e biológicas. Ela lida diretamente com as experiencias cotidianas.
Segundo Zygmunt Bauman, pensar sociologicamente é uma atividade que se distingue por sua relação com o " senso comum". Diferente de outras ciências que criam fronteiras de separação, a sociologia partilha o terreno, cria pontes com esse conhecimento rico, ainda que desordenado e não sistemático, em geral desarticulado inefável que chamamos de senso comum.



Silvana Barra


Fonte; Chaui, MARILENA, Convite a Filosofia.

            Zygmunt, BAUMAN, Aprendendo a pensar com a Sociologia

Comentários

  1. Mas vale ressaltar também a importância do senso comum para o conhecimento cientifico. Parabéns pelas referencias.

    ResponderExcluir
  2. Acredito, na importância do senso comum com todos os seus relatos e experiências passadas por geração e quanto essas experiências e vivências são importantes para o desenvolvimento até mesmo do conhecimento científico que surgem a partir do senso comum para aprofundamento de pesquisa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog